Biografia de Fernando Rebouças na imprensa


Desde a infância o desenhista Fernando Rebouças desenha e cria os personagens da turma do "Oi! O Tucano Ecologista".Nesta época os personagens já eram elaborados com qualidade e dedicação,todos os anos,livretos artesanais eram desenhados pelo autor. Além dos quadrinhos,desenhar cartum também já era uma paixão.O primeiro cartum publicado,aos quatorze anos de idade,ocorrera no suplemento "Pingo de Gente" do jornal O Fluminense,da cidade de Niterói-RJ,que publicou mais dois cartuns do autor nas semanas posteriores. A dedicação pela obra do personagem "Oi!",manteve-se permanente,aos dezenove anos,o autor assinou o contrato de serviços editoriais com a editora Papel Virtual para a publicação do livro "Oi! O Tucano Ecologista e sua turma".O lançamento oficial deste ocorreu alguns meses depois de sua edição,no programa Caderno Tim na TVE-Rio (atual TV Brasil),que entrevistou Fernando Rebouças em 14 de fevereiro de 2001.

No mesmo ano o autor começou a colaborar com a revista Ecologia e Desenvolvimento (ed.ETM),que publicou páginas de quadrinhos do "Oi!" até o ano de 2002.No ano de 2001, foi iniciado o conteúdo e a divulgação do site do personagem , que ganhou domínio próprio em 2004(www.oiarte.com). Após alguns anos distante da imprensa,o personagem "Oi!" voltou a apresentar novidades em 2006, em tiras publicadas na revista Pescador (ed.Escala) e em páginas de quadrinhos na revista Com Ciência Ambiental (ed.Casa Latina).Apesar de todas as dificuldades para divulgar o livro e toda a obra,capitalizar apoio e alcançar espaços seculares para esta obra de tema ecológico e cultural; a certeza,a inspiração,a fé e o traço do caminho deste artista permanece na persistência de emocionar e instruir o Brasil e o planeta com o verde colorido da natureza.

Em março de 2008, o autor iniciou a publicação das tiras do "Oi!" no jornal Brazilian Times, veículo impresso que circula em língua portuguesa em oito estados nos EUA, há mais de 20 anos o periódico informa a comunidade brasileira e afins de nossa cultura a respeito das informações sobre acontecimentos em solo norte-americano e brasileiro.

Em maio de 2008, iniciou colaboração na revista carioca Orgânica, publicando tiras coloridas impressas no papel reciclado da revista.
Em agosto/setembro de 2008, inicou colaboração na revista Pássaros, e no mês de novembro na revista Aquecimento Global, terceira revista paulista a publicar os quadrinhos do "Oi!".Em dezembro de 2008, as tiras também começaram a ser publicadas no jornal Brazilian News,na Inglaterra.

No ano de 2009, a revista Pescador encerrou as suas atividades, mas o personagem manteve e conquistou novos espaços, no mês de outubro participou de uma edição da revista Conhecimento Prático Geografia da editora Escala. No mesmo mês, as tiras da turma do "Oi!" começaram a ser publicadas no Jornal A Voz da Serra, da cidade de Friburgo, estado do Rio de Janeiro.

No ano de 2010, no mês de fevereiro, Fernando Rebouças lançou pela editora Livros Ilimitados dois livros inéditos em quadrinhos do "Oi!",
cujos títulos "Oi! O Tucano Ecologista - Mico na Mata Atlântica" e "Oi! O Tucano Ecologista - Biodiversão", podem ser acessados
pelo link Livros. Em março, as tiras do "Oi!" começaram a ser publicadas nos jornais Tribuna de Petrópolis e Diário do Vale, da cidade de Volta Redonda-RJ.

No dia 23 de julho, as tiras do personagem estrearam no jornal O Terminal, veículo impresso distribuído gratuitamente na rodoviária de Niterói, cobrindo também as cidades de São Gonçalo, Itaboraí e Macaé; até esta ocasião, as tiras do "Oi!" estrearam no jornal O Terminal como as únicas tiras diárias na imprensa dessas cidades, essa colaboração foi encerrada em outubro de 2010, por falta de patrocínio.

No dia 3 de agosto de 2010, as tiras do "Oi! O Tucano Ecologista" estrearam no jornal Express News, veículo impresso em espanhol, que circula semanalmente em Londres, e, mensalmente, em Madrid e na Flórida, para a comunidade hispânica e latina; o Express News tornou-se no primeiro jornal estrangeiro a publicar as tiras do "Oi!" em idioma estrangeiro, nesse caso em espanhol. No dia 4 de novembro de 2010, Fernando Rebouças fez sua estreia no Gazeta News, Flórida-EUA, publicando tiras do "Oi!" e artigo ecológico semanalmente.

No dia 11 de janeiro de 2011, Fernando Rebouças concedeu entrevista à rádio MEC AM (RJ), na qual divulgou seus livros e falou um pouco de seu trabalho: ouça a entrevista. Os livros já haviam sido divulgados em diversos veículos impressos no decorrer de 2010, incluindo a revista Terra da Gente, ed.EPTV/TV Globo.

No dia 18 de março de 2011, as tiras do "Oi! O Tucano Ecologista" estrearam no jornal @Verdade, um semanário gratuito de Moçambique, em língua portuguesa. No dia 19 de março, o programa "Paratodos", da TV Brasil, veiculou a entrevista de Fernando Rebouças, na qual o desenhista mostrou os seus livros em quadrinhos do "Oi!" e falou um pouco sobre o seu caminho na arte dos quadrinhos ecológicos, a entrevista havia sido gravada em 11 de fevereiro de 2011, no parque Campo São Bento, em Niterói, Rio de Janeiro.Assista a entrevista: TV Brasil - Programa Paratodos entrevista Fernando Rebouças, 19 de março de 2011

Em maio de 2011, foi lançada a primeira revista em quadrinhos colorida do "Oi!", o título "Oi! O Tucano Ecologista - Aquecimento Global" foi lançado pelo selo independente "Fernando Rebouças Editorial", vendido em livrarias especializadas do Rio de Janeiro e na loja virtual Oiarte Loja

No dia 11 de agosto de 2011, Fernando Rebouças concedeu entrevista à rádio MEC AM (RJ), programa Estação Cultura, apresentado por Alessandra Eckstein. Na entrevista, Rebouças falou de suas publicações, sua opinião a respeito do mercado editorial e divulgou a tarde de autógrafos de seu gibi n°01 que realizaria no dia 12 de agosto, na Livraria Arlequim, Rio de Janeiro. ouça a entrevista no arquivo 2
Entre os meses de agosto e setembro de 2011, o jornal Tribuna Piracicabana, do estado de São Paulo, publicou tiras especiais do Oi! em suas edições de sábado.

No dia 20 de setembro, lançou o gibi n°02 "Oi! O Tucano Ecologista - Terra de Mamutes".
No dia 19 de novembro de 2011. Fernando Rebouças participou do IV CBJA (Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental) autografando os gibis n°01 e 02 do Oi! O Tucano Ecologista, com grande sucesso de opinião e de vendas.

O jornal carioca O Globo publicou no segundo caderno do dia 4 de dezembro de 2011, uma tira do Oi! O Tucano Ecologista, do desenhista e escritor Fernando Rebouças, na coluna tirinha do leitor, a tira era a segunda da série de tiras do personagem que abordava sobre a poluição de óleo na Bacia de Campos-RJ ocorrida no mesmo período.O jornal O Globo publicou nova tira do Oi! no dia 8 de janeiro de 2012, a terceira tira do Oi! no O GLobo foi publicada no dia 12 de fevereiro de 2012, o jornal carioca O Globo continuaria a publicar mais tiras do Oi! em novas edições.

Em fevereiro de 2012, as tiras do Oi! começaram a ser publicadas em português e em inglês no jornal bilingue "Brazilian Post", esse veículo foi o terceiro jornal a publicar as tiras do Oi! em Londres, mas o primeiro a apostar nas tiras em inglês do personagem nas terras da Rainha.No mesmo mês, Fernando Rebouças imprime o gibi n° 03, Oi! O Tucano Ecologista, Nas Águas de Guana-Bará, edição que comemora os 20 anos de criação do personagem.

Em março de 2012, o conteúdo da página Supertiras.oiarte.com começaria a ser veiculado simultaneamente no portal Envolverde.com.br.

Em maio de 2012, as tiras do Oi!, que já eram publicadas três vezes pro semana no jornal Brazilian Times (desde 2008), passaram a ser publicadas uma vez por semana no mesmo jornal dentro da coluna "Green" com tiras do Oi! e artigos de Fernando Rebouças.

No dia 18 de junho de 2012, Fernando Rebouças concedeu nova entrevista à rádio MEC Am Rio; esteve presente num evento paralelo da Rio+20, a palestra PIESA, apresentada no dia 20 de junho, no Pier Mauá; e no dia 29 de junho, realizou sessão de autógrafos dos gibis do Oi! no 3° Salão de Leitura de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Em agosto de 2012, as tiras do Oi! deixaram de ser publicadas no Brazilian Post de Londres, permanecendo nos outros jornais da capital inglesa. Em dezembro de 2012, Fernando Rebouças encerrou as publicações das tiras do Oi! O Tucano Ecologista nos jornais Diário do Vale e Tribuna de Petrópolis, por iniciativa das direções desses jornais que começaram a discordar das mensagens ecológicas das tiras. Em novembro de 2012, lançou o gibi n°04 do "Oi! O Tucano Ecologista - A Anta da Amazônia" pelo seu selo independente. No dia 8 de fevereiro de 2013, as tiras da Turma do Oi! (Oi! O Tucano Ecologista, Sapatudo e Formigueiras) estrearam no jornal AcheiUsa na Flórida, EUA.

Na primeira quinzena do mês de junho de 2013, as tiras do Oi! começaram a ser publicadas no jornal "La Prensa", no Oeste do Canadá. Em junho de 2013, também no Canadá, na cidade de Toronto, as tiras do Oi! O Tucano Ecologista começaram a ser publicadas no Jornal da Gente - The Brazilian Times.

Na primeira semana de julho de 2013, as tiras do Oi! estrearam no jornal Novo Extra de Alagoas. No mesmo de mês de julho, as publicações das tiras do Oi! foram encerradas no jornal Brazilian Times,EUA, depois de mais de cinco anos de colaboração (03/2008 a 04/2013).

No dia 5 de setembro de 2013, as tiras do Oi! O Tucano Ecologista começaram a ser publicadas no jornal Giro ABC, São Paulo - SP.

No dia 6 de abril de 2014, o canal de Meio Ambiente do portal UOL, lançou página especial para republicar as SuperTiras do Oi! O Tucano Ecologista. Leia aqui

Entre 2014 e 2015, as tiras do Oi! continuaram sendo publicadas no jornal O Globo em caráter de participação especial. No dia 9 de março de 2015, foi ao ar a entrevista que Fernando Rebouças concedeu ao programa Cotidiano, na REDE NGT Rio, canal 26.1 cuja entrevista pode ser acessada pelo link: OiarteTube

No dia 1º de novembro de 2015, Fernando Rebouças foi entrevistado pelo jornal Hoje Em Dia de Minas Gerais, sendo a entrevista veiculada no portal R7:
Jornal Hoje Em Dia / R7

Entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, as tiras do Oi! O Tucano Ecologista voltaram a ser publicadas pelo jornal impresso Brazilian Times, nos EUA, em cores e preto e branco nas edições do jornal em Nova York, Massachusetts e Flórida.

No dia 30 de março de 2016, Fernando Rebouças publicou o primeiro desenho animado em vídeo e som do Oi! O Tucano Ecologista no YouTube sob o título "O Coqueiro": Clique e assista , posteriormente, mais desenhos animados foram publicados: Clique e assista mais

No ano de 2016, as tiras do Oi! continuaram publicadas, semanalmente, em Londres, no jornal Brazilian News (desde 2008), e no mesmo ano de 2016 o jornal mudou de nome para Notícias em Português, cujas edições passariam a ser quinzenais em 2017.

No mês de setembro de 2016, foi lançada a nova página inicial do site Oiarte.com para comemorar mais de 15 anos de conteúdo do site.

No dia 8 de dezembro de 2016, as tiras do Oi! começaram a ser publicadas em língua inglesa no jornal Weekend World, Espanha, jornal quinzenal que circula livremente na Europa.

 


Veja algumas das tiras do Oi! O Tucano Ecologista publicadas em veículos do Brasil e exterior:

Quadrinho publicado na revista Ecologia e Desenvolvimento (ed.ETM)



Quadrinho publicado na revista Com Ciência Ambiental (Ed.Casa Latina)
Quadrinho publicado na revista Com Ciência Ambiental (Ed.Casa Latina)
Quadrinho publicado na revista Com Ciência Ambiental (Ed.Casa Latina)
Quadrinho publicado na revista Com Ciência Ambiental (Ed.Casa Latina)


Tira publicada na revista Pescador (ed.Escala)
Tira publicada na revista Pescador (ed.Escala)
Tira publicada na revista Pescador (ed.Escala)


Tira publicada no Jornal Brazilian Times em cores (EUA)
Tira publicada no Jornal Brazilian Times (EUA)
Tira publicada no Jornal Brazilian Times (EUA)



Tira publicada na revista Orgânica (GBL)


Tira Publicada na revista Pássaros (ed. Ecologia)


Tira Publicada na revista Aquecimento Global (ed.On Line)


Tira Publicada no jornal Brazilian News (Inglaterra)
Tira Publicada no jornal Brazilian News (Inglaterra)



Quadrinho Publicado na revista CP Geografia (ed.Escala)


Tiras Publicadas no Jornal A Voz da Serra, Friburgo- RJ


Tiras Publicadas no Tribuna da Imprensa, Petrópolis - RJ


Tiras Publicadas no Diário do Vale, Volta Redonda - RJ
Tiras Publicadas no Diário do Vale, Volta Redonda - RJ (colorido)



Tiras Publicadas no Jornal O Terminal, Niterói - RJ, e região metropolitana.



Tiras Publicadas no Jornal Express News em espanhol, em cores (Londres, Madrid e Flórida).
Tiras Publicadas no Jornal Express News em espanhol (Londres, Madrid e Flórida).




Coluna "Pense Green": Tira colorida e artigo de Fernando Rebouças publicados no Jornal Gazeta News. (Flórida - EUA).



Tira coloridas do Oi! publicadas no Jornal @Verdade(Moçambique).



Tira coloridas do Oi! publicadas na revista Brazilian Magazine (EUA).




Tira do Oi! publicadas no jornal Tribuna Piracicabana, Piracicaba - SP.




Tira do Oi! publicada no jornal O Globo.




Tira do Oi! publicada no jornal Brazilian Post, Londres(Inglaterra).




Tira do Oi! publicada no jornal Achei USA, Flórida (EUA).




Tira do Oi! publicada no Jornal La Prensa, Oeste do Canadá (CAN).




Tira do Oi! publicada no Jornal Novo Extra Alagoas.




Tira do Oi! publicada no Jornal da Gente (CAN).




Tira do Oi! publicada no Jornal Giro ABC - São Paulo.




Tira do Oi! publicada no Jornal Weekend World, Espanha.

Leia sobre a história do "Oi!"



VOLTAR

© Fernando Rebouças - All rights reserved