Turma do Oi! O Tucano Ecologista

O único tucano amarelo do planeta Terra, extinto e endêmico da Mata Atlântica, cresceu rodeado de amigos numa floresta vítima dos avanços da cidade sobre o verde e da poluição. Esse é o Oi! O Tucano Ecologista, criado pelo desenhista e escritor Fernando Rebouças. Além de proteger a Mata Atlântica, o “Oi!” se aventura junto com a sua turma em defesa de outros biomas (conjunto de ecossistemas) na missão de conhecer e defender espécies da fauna e da flora (biocenose); e de todos os elementos presentes no meio ambiente físico (biótopo).

Seja no Brasil ou em outros lugares do mundo, suas tiras e quadrinhos abordam temas ecológicos brasileiros e globais, com linguagem fácil e divertida no intuito de oferecer o melhor conteúdo para leitores de todas as idades. Um típico personagem de quadrinhos que faz rir e emocionar nos variados temas ecológicos e culturais do nosso tempo, cujas tiras são publicadas em veículos impressos e digitais do Brasil e exterior em várias línguas.

Nos anos 2000, a Turma do Oi! teve três livros publicados por duas editoras cariocas e, a partir de 2011, por meio do selo independente Fernando Rebouças Editorial, as histórias do Oi! passaram a ser publicadas numa série de gibis coloridos impressos com tiragem limitada e distribuídos, inicialmente, na internet e em livrarias de missão cultural. Em fevereiro de 2012, Fernando Rebouças imprimiu o gibi n°03 do Oi! O Tucano Ecologista, cujo subtítulo “Nas Águas de Guana-Bará” comemorou os 20 anos de criação do Oi!.

Além do Oi! O Tucano Ecologista, a turminha é composta pela Nhoca, uma minhoca vermelha curiosa e divertida; Falei, um tucano cor de abóbora também extinto e responsável pelas construções científicas da turma; Jaboíno, um ouriço comilão; Panpizinho, um lagarto azul que a ciência humana nunca catalogou; Maria Preguiça, sempre preguiçosa e atenta; Dona Tauratuga, a tartaruguinha jardineira; Timdá, o tamanduá esperto; Quatit, um quati sempre disposto a ajudar; Pilo, um rato do mato que sempre se esconde; Vô Nhoco, avô da Nhoca e profundo conhecedor da terra; Mimi, amiga da Nhoca e que assume o lado da personalidade feminina das minhocas. E Doutor Urso, uma espécie exótica que sempre visita a turma e auxilia nas questões médicas.

A Turma do Oi! ainda conta com o núcleo de quadrinhos do Sapatudo, um sapinho verde que adora papar moscas e das Formigueiras. A turminha das Formigueras é composta pela Rainha Matilda, Pimbo, Amarilda, Nina e Mino.

Todos os personagens ( incluindo imagem, texto descritivo, perfil e objetivo) são criação de Fernando Rebouças e estão registrados no Escritório de Direitos Autorais, Biblioteca Nacional, Ministério da Cultural. Sendo vedada a cópia, republicação, comercialização ou distribuição sem a prévia autorização do autor.

Fernando Rebouças

Referido como o pai da Turma do Oi! O Tucano Ecologista, é desenhista, escritor, formado em Propaganda e Marketing, pós-graduado em Produção Editorial. O desenhista se dedica à criação de seus quadrinhos autorais, trabalhos de ilustração para editoras e também como redator para diversos veículos, redigindo artigos de assuntos gerais e textos publicitários. Além de estudar e defender as causas ambientais, também defende um melhor mercado editorial e cultural para o quadrinho nacional. Seus textos e desenhos são publicados em jornais, revistas, sites e livros de diversas editoras. O personagem Oi! foi criado ainda na infância de Rebouças.Para conhecer mais sobre a história do Oi! e do autor na imprensa, acesse o link “imprensa” disponível no final desta página.

Site Oiarte.com

O conteúdo do site oficial do Oi! O Tucano Ecologista começou a ser composto em outubro de 2001, ainda no antigo servidor do HPG, com o endereço www.oiart.hpg.com.br , link que passou a ser inexistente em dezembro do mesmo ano, quando o autor migrou o conteúdo inicial do site para o portal Kit.net , com o endereço www.oiart.kit.net , o projeto do site demonstrou o seu primeiro processo de amadurecimento de layout e de audiência, o primeiro recorde de audiência seria conquistado ainda em 2002, quando o conteúdo do site alcançou mais de 900 visitantes num único dia. Nesse mesmo ano seriam publicadas as primeiras tentativas de desenho animado do Oi! em flash.

Quando o portal Kit.net deixou de ser gratuito, o conteúdo do site foi migrado para os servidores do portal Terra páginas e ganhou domínio próprio no início de 2004, o Oiarte.com. Em 2008, devido ao aumento de arquivos e layouts gráficos, o site passou a ser hospedado em servidores profissionais.

Considerações finais

Desenvolver uma arte limpa a favor da ecologia e da cultura no Brasil para o mundo sempre foi um grande desafio que exigiu grandes esforços e dedicação do autor desta obra. Ser artista é um desafio, pensar a ecologia de maneira lúdica é uma missão, e ser desenhista é uma dádiva de Deus. Fica registrado o agradecimento a cada leitor e internauta que acompanha e lê os quadrinhos do Oi! O Tucano Ecologista, sempre na inspiração de Deus, o pai da natureza.

 

 

Conheça a história de Fernando Rebouças na "imprensa"



VOLTAR

© Fernando Rebouças - All rights reserved